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Manual Escolar

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MANUAL ESCOLAR
 
 
Colégio CEFABS

QNM 05 CONJ. “B” Nº 03 CEILÂNDIA SUL DF   e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   

 

Sumário

CAPÍTULO I. 2

Nossa Missão. 2

Nossos Princípios. 2

Capítulo II. 2

Direitos e Deveres dos alunos. 2

Capítulo III. 3

1- Horários de Aula. 3

1.2- Ainda sobre horários: 3

2- Agenda. 3

3- Mensalidade Escolar 4

4- Aniversários/ Festas. 4

5- Passeios. 4

6- Uniformes. 4

7- Material Escolar 5

8- Avaliações. 5

9- Tarefas. 5

10- Aulas de Ballet e Karatê. 5

11- Alimentação. 5

11.1- Costumes para os Pais seguirem em casa: 6

11. 2- Continuidade para ser feito na Escola com a ajuda dos Pais: 6

11. 3- Alimentos Permitidos. 6

11. 4- Alimentos Restritos (trazer somente às sextas-feiras) 6

11. 5 -Totalmente Proibido. 6

12- Culinária. 7

12. 1- Aula de culinária possibilita: 7

12. 2-Hábitos de Higiene. 7

12. 3-Coordenação Motora. 7

13- Campanha das Boas Maneiras. 7

14- Machucados/ medicação. 8

15- Remanejamento / Realocação de Turno. 8

16- Aulas da Parte Diversificada na Educação Infantil / Ensino Fundamental 8

Capítulo IV.. 8

1 - Conduta Profissional 8

2 - Direitos e Deveres do professor 9

Capítulo V.. 10

Direção. 10

Capítulo VI. 10

O que a Escola espera dos Pais: 10

Texto para Reflexão. 11

A HISTÓRIA DO LÁPIS. 11

 

 

 

 

 

 

 

MANUAL ESCOLAR

 

CAPÍTULO I

 

Nossa Missão

 

Promover o desenvolvimento global da criança, oferecendo uma educação de qualidade. E ver construída uma nova sociedade, justa, livre, fraterna, cooperativa e democrática, baseada na solidariedade e na vida comunitária onde o educando possa ser educado seguindo esses valores. Que saiba se relacionar com a natureza, a sociedade e com a história.

 

Nossos Princípios

 

1- Educar com Princípios Cristãos;

2- Incentivar à criatividade;

3- Preocupação e ação com a sustentabilidade do Meio Ambiente;

4- Trabalhar na criança a capacidade de criticar, de argumentar, de transformar e de inventar.

5 - Prioriza um sistema de valores que considera a justiça, a verdade, a solidariedade, a criação de regras  essenciais para formação do ser humano;

6- valoriza a participação da família no desenvolvimento da criança;

7- escola estima o brincar, o cuidar e o educar;

8- Respeito à diversidade e sua valorização. Desenvolvendo valores éticos e morais.

9- Equipe em constante processo de qualificação;

10- Beneficiamento à formação sócio-cultural dentro das diversas áreas do conhecimento, e em constante busca pelo trabalho interdisciplinar, na preparação coletiva do método pedagógico;

 

Capítulo II

 

Direitos e Deveres dos alunos

 

Direitos

 

I-                   Ser respeitado em sua dignidade humana;

II-                Ter as atividades escolares dentro do horário previsto;

III-             Receber assistência pedagógica, propondo o seu desenvolvimento global e harmônico dentro da proposta e missão do Colégio CEFABS;

IV-             Ter um devido acompanhamento dos pais durante sua vida escolar;

V-                Ter condições de aprendizagem, sendo-lhe propiciada ampla assistência por parte do professor e acesso às instalações físicas, recursos materiais e didáticos do Colégio CEFABS;

 

Deveres

 

I-                   Contribuir, no que for possível, para a conservação e valorização do patrimônio do Colégio CEFABS;

II-                Apresentar-se uniformizado e com asseio pessoal;

III-             Ser assíduo e participar das atividades escolares programadas pelo estabelecimento e definidas em seu calendário ( eventos, passeios, etc.);

IV-             Desempenhar as atividades escolares ( dever de casa, atividades, etc.);

V-                Cumprimentar e respeitar a professora, funcionários da escola, e coleguinhas;

VI-             Respeitar e cumprir regras;

VII-          Ser pontual, evitando atrasos;

 

 

Capítulo III

 

Manual Escolar

 

1- Horários de Aula

 

TURNO

Entrada

Saída

Matutino

7:15 hs

11:15 hs

Vespertino

13:15 hs

17:15 hs

Integral

à partir das 7:00hs

Até às 18:00 hs

 

1.2- Ainda sobre horários:

 

- Recomenda-se a observação e o comprometimento no horário de entrada e saída, evitando assim, transtornos maiores.

- A tolerância para a entrada, será de até 15 minutos casualmente, ou seja, não será permitido o uso diário desta tolerância.

- Aconselhamos aos senhores pais e/ou responsáveis a buscar os alunos até 15 minutos após o horário de saída, pois é o tempo que a professora ou a monitora estará aguardando.

- Caso seja necessário ultrapassar esse horário, pedimos que avise a Secretaria da escola, que ocasionará em hora extra, portanto será cobrada uma taxa.

- Não será permitida a saída de alunos com pessoas não indicadas na matrícula mediante AUTORIZAÇÃO ESCRITA E VERBAL ATRAVÉS DE TELEFONE.

 

2- Agenda

 

Para facilitar a comunicação entre escola e pais, torna-se obrigatório o uso da agenda escolar. Onde estaremos colando circulares e comunicados da escola, e em determinados casos, pediremos que os pais assinem a agenda;

 

3- Mensalidade Escolar

 

A mensalidade escolar deve ser paga somente em banco, sem atraso, para que permaneça o desconto.Não será permitido o pagamento na escola.

Em caso de faltas do aluno, não será descontado nas mensalidades.

O pagamento das mensalidades não se refere ao mês estudado. Trata-se do valor do curso contratado, dividido em 12 (cursos anuais) ou 6 (cursos semestrais) parcelas mensais iguais, da anuidade de Janeiro a Dezembro.

 

4- Aniversários/ Festas

 

Já temos agendadas algumas festinhas para incrementar a vida educacional de seu filho e sua socialização. As festas são muito importantes para o contato da escola com a família, e sempre será nas sextas-feiras à noite. Dentre estas, teremos Homenagens para as mamães, avós, gincana para os papais, festa das crianças (horário vespertino), noite do pijama, e muito mais.

A festa dos aniversariantes acontecerá ao final de cada semestre (1ª semana de julho / 4ª semana de novembro), quando todos da escola se reunirão no Salão de Festa do Colégio CEFABS.

O pai que desejar uma festinha de aniversário exclusiva para seu filho será realizada sempre às sextas-feiras e deverão ser marcadas com antecedência na secretaria da escola.

 

 

5- Passeios

 

Estaremos informando sempre que possível com muita antecedência. Confirme e reserve a participação de seu filho até o prazo estipulado, para nos organizarmos. A confirmação dos passeios será confirmada mediante o pagamento. Lembrando ainda, que nos dias dos passeios, não haverá aula. Nossos passeios são muito seguros, e as crianças poderão conhecer vários lugares como o Jardim Zoológico, teatros, museus, cinemas, etc.

 

6- Uniformes

 

O uniforme escolar é uma peça muito importante no processo educacional, pois trás inúmeras vantagens para a escola, para os pais e para os alunos. Além de aumentar a segurança dos alunos e da escola, proporciona uma economia significativa, agiliza a rotina da família, melhora a disciplina em sala de aula e evita disparidades sócio-econômicas entre os alunos. Por este motivo, o uso do uniforme escolar é de uso obrigatório e de suma importância para identificação do alunos nos eventos dentro e fora da escola.

Não será permitida a permanência do aluno na escola sem o uso do mesmo.

É fundamental que todas as peças do uniforme contenham o nome do aluno, inclusive o de Ballet ou Karatê.

Peças obrigatórias para o uniforme: camiseta / short ou saia. Tênis de qualquer cor ou modelo, sandálias ortopédicas ou papete de qualquer cor.

 

7- Material Escolar

 

- É muito importante que os pais e/ou responsáveis tragam todo o material escolar que consta na lista e no contrato de prestação de serviços que deve ser entregue na secretaria conforme a data estipulada, ou contribuir com a Taxa de Uso Coletivo.

- A escola não se responsabiliza por materiais e objetos perdidos. Por isso, sugerimos que os alunos tragam apenas o necessário para a aula.

- O material de uso coletivo fornecido pelos pais é também utilizado para o preparo das atividades pedagógicas, dos murais, dos eventos sócio-educativos, e das atividades em horário de aula.

 

8- Avaliações

 

As avaliações servem como um período de aprendizagem na medida em que propicia a tomada de consciência de seu desenvolvimento e dificuldades.

Na educação Infantil e no ensino fundamental, a avaliação é desempenhada de forma global, contínua e sistemática, a qual se calcula o acompanhamento do processo de construção do conhecimento que se obtêm através da observação e reflexão do professor sobre as manifestações e atitudes da criança, dentre outras atividades de cunho pedagógico, onde são registrados no Registro Diário de Freqüência e atividades e no Relatório Individual para Acompanhamento do Desenvolvimento.

Na Educação Infantil, o aluno é promovido automaticamente no final do ano letivo

 

 

9- Tarefas

 

As tarefas têm como principal objetivo reforçar o aprendizado dos conteúdos, e por isso, todos os professores propõe tarefas em sala e para casa.

É fundamental a participação dos pais, na ajuda da tarefa de casa, pois é uma forma de interação entre pais e filhos, tenham paciência, e não deixem de colaborar, além de ser um momento que une essa relação, estarão participando desta etapa fundamental da vida de seus filhos.

 

10- Aulas de Ballet e Karatê

 

Estas atividades desenvolvem o equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, imaginação e expressão corporal. Além de ser uma excelente forma de recreação de socialização e autocontrole, equilíbrio emocional e social, dentre outros.

Por isso a participação, nessas aulas é muito importante.

Para a prática destas atividades é necessário adquirir o uniforme.

 

11- Alimentação

 

É Imprescindível o estímulo a hábitos saudáveis na infância, pois a maioria dos hábitos alimentares são formados até os seis anos de idade.

Procure observar os alimentos permitidos no lanche para que as crianças sejam estimuladas a adquirir hábitos saudáveis de alimentação e para que aprendam a comer corretamente.

A dieta deve ser bem diversificada com a oferta de várias frutas, verduras, cereais e carnes para despertar o paladar da criança.

 

11.1- Costumes para os Pais seguirem em casa:

 

- É interessante, a família criar um interesse da criança pelo alimento, deixando-as participarem da escolha do cardápio e o preparo dos alimentos.

- É importante que a criança tenha locais e horários definidos pelos pais para que possuam uma rotina alimentar.

- Não oferecer lanches, próximo das principais refeições (almoço e janta).

- A ingestão de líquidos como águas e sucos naturais deve ser incentivada.

- Os refrigerantes, balas, doces e salgadinhos industrializados, não precisam ser proibidos, mas devem ser limitados a ocasiões especiais, e não devem fazer parte da rotina da criança.

 

11. 2- Continuidade para ser feito na Escola com a ajuda dos Pais:

 

O lanche deverá ser embrulhado em guardanapos de papel ou em papel alumínio, ou em potes etiquetados com o nome da criança. As crianças deverão trazer na lancheira uma toalha para forrar a mesinha na hora do lanche.

ATENÇÂO: Todas as quartas-feiras será o dia das frutas (as crianças devem trazer frutas para o lanche), as professoras trabalharão com as crianças a importância da ingestão das mesmas.

11. 3- Alimentos Permitidos

- Frutas

- Iogurte

- Pão (com queijo, manteiga, requeijão ou geléia, frios)

- Pão de queijo

- Bolachas

- Sucos naturais

- Bolos

- Biscoitos de polvilho

- Legumes tipo: tomate, cenoura, etc.

- Leite ou suco em embalagens longa vida

11. 4- Alimentos Restritos (trazer somente às sextas-feiras)

- Chocolate

- Balas

- Pirulitos

- Salgadinhos industrializados

11. 5 -Totalmente Proibido

- Chiclete

Motivo: Além de ter riscos de engasgamentos, e grudar nos cabelos, a mastigação contínua, provoca gastrite, pois o estômago solta sucos gástricos, sem ter alimento para ser digerido, e ainda por conta da mastigação contínua, pode ocasionar o sobrecarregamento da mandíbula, piorando problemas de dentição e causando bruxismo.

 

12- Culinária

 

As aulas de culinária serão quinzenais e através delas, as crianças aprendem:

 

12. 1- Aula de culinária possibilita:


- Trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos escolares

- Elevar a auto-estima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita)
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio)
- Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família)
- Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares
- Aprender a experimentar



12. 2-Hábitos de Higiene


- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Se tiver cabelos compridos, prenda-os (touca)
- Utilizar avental

12. 3-Coordenação Motora

- Proporcionar atividades como misturar, bater, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolvem a coordenação motora.

Além de Noções de segurança, Valorização dos alimentos e Conceitos Matemáticos.

 

13- Campanha das Boas Maneiras

 

Todos os alunos serão instruídos a exercitar as palavrinhas mágicas (Por favor, obrigado, licença...) ao longo do ano letivo. Trabalharemos da seguinte forma:

- Ao passar por pessoas, funcionários ou coleguinhas: cumprimentar (bom dia, boa tarde...);

- Evitar riscos na carteira escolar, nas paredes, nas portas e dependências da escola;

- Manter-se limpo (cabelos penteados e presos, unhas cortadas, uniforme limpo, calçados sempre lavados, lavar as mão após usar o banheiro, etc.);

- Se achar algo que não é seu, entregue para a professora;

- Devolver o que pegou emprestado;

- Ajudar a arrumar os brinquedos da sala;

- Ajudar os coleguinhas;

- Não bater nos coleguinhas;

- Preservar o patrimônio da escola;

- Jogar o lixo na lixeira;

- Ser obediente e não gritar e nem fazer birra;

 

14- Machucados/ medicação

 

Em caso de machucados, o aluno deverá ser encaminhado para a sala da secretaria da coordenação, onde será medicado, se tiver autorização dos pais/responsável.

 

15- Remanejamento / Realocação de Turno

 

Quando, houver a necessidade, por algum motivo, o responsável necessitar trocar o seu filho de turno, o mesmo deverá procurar a Secretaria da escola, que consultará a possibilidade. Caso haja vaga no turno desejado, o remanejamento será efetuado.

 

 

16- Aulas da Parte Diversificada na Educação Infantil / Ensino Fundamental

 

Entende-se por Parte Diversificada do Currículo, as atividades oferecidas diferentes do Núcleo Comum (Português, Matemática, Geografia, Ciências, História). No Colégio CEFABS, apresentamos os seguintes diferenciais:

- Musicalização;

- Artes;

- Aulas de Culinária;

- Ética;

- Educação Ambiental;

-Scrapbook (exclusivo para Ensino Fundamental)

- Ballet

- Karatê

- Informática

- Inglês

 

Capítulo IV

 

1 - Conduta Profissional

 

No Colégio CEFABS, são considerados Educadores todos que trabalham diretamente ou indiretamente com os alunos: professores, membros da secretaria, dos Serviços Gerais, da Direção e da Coordenação.

O colégio CEFABS espera que  professores, monitores, coordenadores e funcionários em geral:

- Mantenham uma atitude de ética, respeito, amizade, colaboração e amizade;

- Apresentem-se com vestimenta adequada. É obrigatório, o uso do uniforme fornecido pela escola.

- Mantenham sigilo das informações negativas de alunos, colegas de trabalho, e outras da vida escolar.

- Cooperem na manutenção e conservação do patrimônio escolar;

- Cumpram as solicitações, participando de todas as atividades propostas ( reuniões pedagógicas, reuniões de pais, palestras, cursos, eventos, passeios, etc.);

- Mantenham-se informados sobre as atividades, eventos e calendários escolares, através da leitura de circulares, avisos, convites, informações contidas nos murais, e no site da escola;

- Tenham consciência de que as horas contratadas não trabalhadas, atrasadas, não cumpridas, ou ausentadas, serão descontadas nos valores a receber, inclusive as especiais (eventos, reuniões, etc.)

- Sejam pontuais e cumpram com os prazos definidos pela gerência, Coordenação ou Direção. Sendo necessário uma hipótese de atraso, avisar em tempo hábil a direção.

- Faltas, somente com atestado médico no prazo de até 24 horas, para que as faltas sejam abonadas, não precisando assim ser descontado no valor a receber;

- Mantenha sua ficha funcional atualizada com endereço, telefone, e-mail, e contatos.

- Entregar cópias de certificados e históricos;

- Zelem dos alunos e colegas de trabalho quanto à segurança física e moral;

- Busquem o constante aperfeiçoamento pessoal e profissional;

- Tenham o cuidado em economizar todo e qualquer material, saibam usar sem desperdício;

- Cumpram com os prazos definidos pela Coordenação ou Direção no operacionalizar de tarefas;

- Participem da avaliação da escola e dos eventos, propondo melhorias, sugestões, auto avaliando-se para que nossos objetivos sejam atingidos;

- Participem da Campanha das Boas Maneiras, e sejam exemplo aos alunos;

 

2 - Direitos e Deveres do professor

 

Direito

 

 O Colégio CEFABS, prioriza a valorização do profissional da área de educação, proporcionando:

- Palestras com profissionais de reconhecida competência;

- Tratamento e acolhimento digno;

- Autonomia dentro da sala de aula, respeitando o que dispõe o Projeto Político e Pedagógico do Colégio CEFABS;

- Condições para seu desenvolvimento individual e coletivo;

- Material didático adequado para execução da programação sob sua responsabilidade;

- Oportunidade para opinar e propor medidas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem;

 

Deveres

 

Além das obrigações expressas na Legislação Trabalhista, constituem deveres do Professor no Colégio CEFABS:

- Tratar com igualdade todos os alunos, sem discriminação de etnia ou credos religiosos;

- Ser pontual e cumprir seu horário corretamente.

- Comparecer as reuniões e outras atividades escolares, sempre que convocados pela Direção e acompanhar os alunos nos eventos fora de aula, conforme sua grade horária;

- Planejar, orientar e avaliar todo o trabalho educativo de maneira a colaborar para que o estabelecimento possa atingir seus objetivos;

- Zelar pela disciplina, limpeza, patrimônio escolar e sua organização;

- Planejar o desenvolvimento dos conteúdos e mostrar a coordenação pedagógica toda semana e ao final de cada planejamento;

-Organizar os diários de classe e deixá-los em dia. Cumpram os prazos para entrega de notas, diários e documentos junto à secretaria. Entregar os diários de classe após cada turno trabalhado.

- Ter consciência de que as horas contratadas não trabalhadas, atrasadas, não cumpridas, ou ausentadas serão descontadas dos valores a receber,caso não traga atestado médico.

- Utilizar o uniforme sempre que estiver a trabalho, seja em aula, reuniões ou passeios;

- Encerrar as aulas com tempo suficiente para encaminhhar tarefas, registros na agenda, organização da sala e etc.

- Informar na secretaria os alunos faltosos para verificação dos respectivos motivos da falta.

 

Capítulo V

 

Direção

 

O Colégio CEFABS, é constituído pelos seguintes membros:

- Secretaria Escolar;

- Diretor Pedagógico;

- Diretor Administrativo e Financeiro;

-Psicopedagoga;

- Auxiliares Educacionais;

-Auxiliares de Limpeza;

A direção é um órgão muito importante no Colégio CEFABS. Cabe a equipe diretiva, as macro responsabilidades:

- Auxiliar a Mantenedora nas tomadas de decisões que envolvam toda a escola;

- Discutir situações-problemas que envolvam toda a escola;

- Auxiliar na analise da avaliação institucional;

- Distribuir e orientar as tarefas e responsabilidades das equipes de trabalho;

- Auxiliar a manter e melhorar a boa organização no ambiente escolar, o psico-emocional, o físico e o financeiro;

- Fazer e, suas equipes de trabalho para que os pais de alunos, nunca fiquem sem um retorno de seus contatos, reclamações e sugestões,

- Supervisionar o trabalho daqueles que estão sobre a sua responsabilidade;

- Cumprir e fazer cumprir o Regimento do Colégio CEFABS , a Proposta Pedagógica, o Manual Escolar e as leis;

- Manter sua equipe de trabalho ciente de suas responsabilidades, dos princípios, objetivos e Normas do Colégio CEFABS;

 

 

Capítulo VI

 

 

 O que a Escola espera dos Pais:

 

- Acompanhar com empenho o processo Ensino-aprendizagem do seu filho;

- Tomar conhecimento de avisos, atendendo as convocações feitas pela escola;

- Informar o não comparecimento do aluno às aulas ou a outros eventos;

- Evitar que seu filho traga objetos de valor para a escola;

- Participar de eventos e festas que a escola promove;

- Orientar seu filho no sentido de preservar o patrimônio da escola;

- Evitar que o aluno chegue atrasado à escola;

- Acompanhar a vida escolar de seu filho, sugerindo mudanças e aceitando, dentro do possível, as sugestões da escola;

- Comunicar ou esclarecer junto a direção, qualquer dúvida ou descontentamento relacionado à organização do Colégio CEFABS;

- Cumpram com as obrigações financeiras junto a escola para a boa manutenção do serviço contratado;

- Preencham a ficha de Avaliação Institucional, manifestando suas críticas, sugestões e elogios;

-

-No mais, sintam-se parte integrante da escola. Ela existe graças a confiança de todos vocês!

 

Texto para Reflexão

 

A HISTÓRIA DO LÁPIS

 

 

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?


A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:


- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.

Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor..”

Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.”

Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

 “Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.”                                                                                      

   autor desconhecido

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